TECNOLOGIA & COMPROMISSO
A Anatomia Patológica é uma especialidade médica laboratorial, cujo objetivo é o diagnóstico das doenças através do estudo de material biológico obtido a partir de órgãos ou tecidos e que pode ser constituído por células ou fluidos.
Esse material pode ser obtido através de biópsias, peças cirúrgicas, exames citológicos, citologia aspirativa e outros.
Esta especialidade desempenha um papel fundamental nos hospitais e clínicas, participando no diagnóstico, prognóstico, orientação terapêutica e caracterização do risco relativo de diversas doenças médicas e cirúrgicas.
É, portanto, uma especialidade que exerce a sua atividade em colaboração próxima com a maioria das especialidades médicas e cirúrgicas, oferecendo um importante contributo para as suas decisões terapêuticas e, numa segunda fase, na monitorização dos resultados do tratamento instituído.
Algumas vezes, o médico patologista precisa de técnicas complementares para conseguir alcançar o diagnóstico correto. Dentre estas técnicas, o estudo Imuno-histoquímico exerce papel fundamental para fins de diagnóstico e prognóstico de algumas doenças.
O propósito da imuno-histoquímica é reconhecer antígenos e assim identificar e classificar células específicas dentro de uma população celular morfologicamente heterogênea (ou aparentemente homogênea). A visualização do complexo antígeno-anticorpo é possível pela adição de um cromógeno conjugado ao anticorpo e enzima que pode então ser observado ao microscópio.